evento
QUARTA-FEIRA
(8/12/2021)
1º DIA DE EVENTO
4h (18h até 22h)
ABERTURA: Terá duração de 2h e acontecerá no dia 8 de dezembro de 2021 (quarta-feira, de 18h até 20h). Na primeira hora haverá um relaxamento de imersão conduzido pela terapeuta corporal Regina Neves, como proposta de preparação mental e corporal para o evento. O objetivo é que o participante se sinta focado e confortável para dialogar com diferentes conceitos e ideias. No segundo momento haverá uma palestra do artista urbano Barba, que já participou de edições anteriores do RenovArte, e irá contar essa experiência. Além disso, ele falará sobre o contato com o mundo da Arte Urbana: dificuldades, características, lados positivos e negativos.
MESA REDONDA 1: Terá duração de 2h e acontecerá no dia 8 de dezembro de 2021 (quarta-feira, de 20h até 22h). O professor doutor Pedro Caetano Eboli irá mediar uma conversa com três profissionais: a artista plástica Patrícia Freire, o músico Jef Rodriguez e um artista plástico. O tema será sobre performances e ações efêmeras realizadas em espaços públicos: “A Arte Urbana além do grafite”.
QUINTA-FEIRA
(9/12/2021)
2º DIA DE EVENTO
4h (18h até 22h)
OFICINA: Terá duração de 2h e acontecerá no dia 9 de dezembro de 2021 (quinta-feira, de 18h até 20h). O designer Felipe Ribeiro vai conduzir a oficina "Estêncil na prática". O objetivo é que o participante veja uma série de exemplos aplicados em superfícies distintas com diferentes tipos de materiais.
MESA REDONDA 2: Terá duração de 2h e acontecerá no dia 9 de dezembro de 2021 (quinta-feira, de 20h até 22h). A professora doutora Renata Vilanova irá mediar uma conversa com três profissionais: o designer Tulio Mariante e os artistas Igor Skid e Pierre Souza Franco. Esta mesa marcará o encerramento do RenovArte e o tema será “Arte Urbana e a cidadania, a apropriação do bem coletivo: a arte como recurso para fortalecer a cultura local”. A motivação para o assunto partiu da intervenção feita pelo artista Pierre Souza Franco em um muro de Belo Horizonte que se tornou um ponto atrativo da cidade. Durante a mesa, um aluno anfitrião divulgará os vencedores do concurso “Se essa rua fosse minha...”. Três alunas ilustradoras farão charges dos participantes e das situações abordadas nas Mesas Redondas. Os desenhos serão mostrados ao público durante a transmissão.